terça-feira, 31 de agosto de 2010

Educando o seu cachorrinho

No caso mais comum, que é o de roer as coisas para aliviar a coceira da gengiva, o ideal é punir o filhotinho quando ele roer o que não deve, e recompensá-lo quando ele roer seus brinquedos. Pelo fato da recompensa que ele recebe ao roer algo ser tão imediata e agradável, roer as coisas passa a valer a pena para o cachorro, podendo se tornar um vício. Assim, não deixe que ele roa sua mesa, seu sapato, sua cama, e forneça a ele seus brinquedinhos, que podem ser bolinhas, ossinhos de couro cru ou de nylon e muitas outras opções. Esses brinquedos, além de resolver o problema, ajudam a higienizar a boca de seu cãozinho .
Procure sempre estar fornecendo novos brinquedos ao cão, para que ele esteja sempre interessado. Outra dica é colocar os brinquedos no congelador antes de dá-los ao cão, pois com eles estando gelados, a gengiva será anestesiada, dando um maior alívio. Para mostrar ao cão que o brinquedo é dele, estimule-o a pegá-lo, e fique balançando-o na frente dele. Não dê brinquedos parecidos com seus objetos, como um chinelo velho, pois assim, o cão poderá pensar que todo chinelo é brinquedo. Quando o cão roer seu brinquedo, já estará sendo recompensado pelo alívio na gengiva, mas nunca é demais falar um "muito bem!". Servir água gelada para o cão, ao invés de água na temperatura ambiente, ajuda a aliviar a coceira, mas não resolve o problema, pois a "anestesia" dura pouco tempo.
 A punição
Primeiramente, deixe claro para seu cão que roer coisas é bom, mas essas coisas devem ser as dele, e não as outras. Além de dar brinquedos ao cão, é preciso puni-lo quando ele rói o que não é dele. Falar um Não! com firmeza e bater um jornal ou garrafa de plástico no chão, só para fazer barulho, é uma boa opção. Outra idéia é dar uma molhada com um spray de água no cão, quando ele começar a bagunça. Você pode usar também algo que faça barulho; o importante é causar uma sensação desagradável ao bichinho. Sempre que você estiver com a punição preparada, induza (não é para mandar, é para induzir) o cão a roer algo que não pode, e assim que ele roer, aplique a punição. Se ele se recusar a roer, elogie-o! Com essas punições, o cão deixará de roer o que não deve quando você estiver por perto. Mas e quando você não estiver presente? Nesse caso, a punição não deve estar relacionada à sua presença, ou seja, deve ser despersonalizada. Uma boa opção é jogar algo que faça barulho do lado do cão quando ele estiver roendo uma coisa proibida, para assustá-lo. Você pode jogar um molho de chaves, uma caixa cheia de moedas, ou qualquer outra coisa que possa assustá-lo sem machucá-lo.
Quando o cão rói algo, é imediatamente recompensado com o alívio da coceira na sua gengiva. Por isso, é importante supervisionar cautelosamente os filhotes. Se você não tiver muito tempo para isso, deixe o animal em um lugar onde não possa roer as coisas enquanto você não estará por perto. Vá alternando punição e a recompensa até que ele aprenda a respeitar os objetos da casa, passando a roer apenas os objetos que são dele. Esses brinquedinhos também ajudam a prevenir o acúmulo de tártaro e a tranquilizar seu mascote!

Retirado do site do Mercado Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário